O universo dos aviões, tecnologias, história e muito mais.

Primeiro lançamento de mísseis pelo Gripen E

 

29 de outubro - 2018 O Gripen E concluiu com sucesso os primeiros testes para verificar a capacidade de liberar e lançar cargas úteis externas. Os testes ocorreram em outubro de 2018 na Vidsel Test Range, no norte da Suécia.
Os testes, conduzidos pela primeira aeronave de teste Gripen E (designada 39-8), descartou um tanque de combustível externo e um disparo de um míssil ar-ar IRIS-T. “Como piloto, é importante voar com cargas externas, como tanque subalar e mísseis, nos permitindo avaliar como a aeronave se comporta com as cargas anexadas.

Este ensaio também foi realizado para avaliar o efeito na aeronave ao liberar e lançar as cargas. O destaque foi, o acionamento do míssil e seu comportamento ao deslizar no cabide lançador”, diz Marcus Wandt, Piloto de teste da Saab para o Gripen E.
“Estou satisfeito em ver a aeronave se comportando e atuando de acordo com nossas expectativas, que é a prova do seu design inteligente e engenharia de classe mundial da Saab.
A aeronave está evoluindo, e estamos fazendo progressos no programa para entrega aos nossos clientes suecos e brasileiros ”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronáutica.
Estes ensaios em voo são os passos mais recentes do programa de testes de voo do Gripen E, precedidos dos testes de transporte em julho e faz parte do trabalho de integração de armas.
O Gripen E possui armas para todos os tipos de missões, como bombas planadoras guiadas de precisão, mísseis anti-navio e de ataque de precisão, a longo alcance e além de mísseis ar-ar, como o Meteor.
O Gripen E também pode transportar pods e sensores para reconhecimento e missões especiais. Para dar às forças aéreas uma ampla variedade de capacidades, o Gripen E foi projetado para permitir a rápida integração de várias armas. Estes aspectos são possíveis graças à arquitetura de aviônica flexível do Gripen E.

Fonte: Saab