O universo dos aviões, tecnologias, história e muito mais.

Sunwing Airlines 737max.jpg

Sunwing 737 Max sofre incidente de indicação falsa

 

Investigadores canadenses revelaram que os engenheiros substituíram um computador de dados aéreos em um Boeing 737 Max 8 da Sunwing Airlines depois que a tripulação recebeu indicações falsas dos instrumentos da aeronave.

A aeronave (C-GMXB) tem menos de seis meses de idade, tendo sido entregue à Sunwing no final de maio.

Estivera operando em Toronto desde Punta Cana, na República Dominicana, quando o incidente ocorreu em 14 de novembro.

O Safety Board do Canadá disse que a aeronave estava navegando a 35.000 pés quando a tripulação recebeu indicações “erradas” do lado do capitão.

Os instrumentos do primeiro oficial e os indicadores de prontidão estavam funcionando normalmente e o primeiro oficial assumiu o controle da aeronave.

Desceu para 25.000 pés como medida de precaução, a fim de limpar as condições meteorológicas dos instrumentos, mas - à medida que ultrapassou 28.000 pés - o radar meteorológico e o sistema de prevenção de colisão falharam. A aeronave estava a uns 50nm a noroeste de Washington DC na época.

A tripulação transmitiu uma chamada de urgência pan-pan. A placa de segurança diz que uma luz de falha do sistema de referência inercial do lado esquerdo também está acesa.

Investigadores afirmam que o vôo seguiu para Toronto e pousou sem mais incidentes, sem ferimentos entre os 182 ocupantes.

O serviço de manutenção da Sunwing substituiu a unidade de referência inercial de dados aéreos do lado esquerdo (ADIRU) antes de devolver a aeronave à operação.

Fonte: Flight Global