O universo dos aviões, tecnologias, história e muito mais.

Super Tucano Scratchbuild

Modelo Super Tucano

 

Projeto modelo Embraer Super Tucano

 

O modelo EMBRAER Super Tucano A-29 foi produzido 90% em fibra de vidro e moldado em sua grande maioria com madeira balsa e chapas de diferentes espessuras de plástico poliestireno.

O projeto do modelo foi inicado em novembro de 2015 tomando-se como base planta encontrada publicamente na internet, corte seccional da revista Flight International além de fotos de referência de inúmeras fontes.

Os trabalhos foram iniciados com a produção dos desenhos na escala de 1/22 com a ajuda do software CorelDraw, como plantas baixas técnicas e cortes seccionais transversais da fuselagem, cockpit, assentos (que ao desenhar uma unidade toma-se como referência na produção de dois assentos ejetáveis Martin Baker MK-10Br), lâminas das hélices penta pás. Foram produzidos também os decais na escala em papel próprio impresso e aplicado verniz fosco.

Com as plantas prontas, foram produzidos arquivos em desenho para serem enviadas e cortadas em plástico poliestireno de 1mm para início da produção da estrutura do modelo/molde.

 

Abaixo fotos das chapas de plástico poliestireno já cortadas por processo laser.

Abaixo começa o processo de construção da estrutura do modelo Super Tucano.